segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cristais - A Adivinhação com as Pedras - Parte V (Final)

Se este é o primeiro texto sobre cristais que está lendo por aqui, você perdeu muita coisa. Aconselho que veja estes textos primeiro:
- Os poderes das Pedras ( parte I)
- As Energias das Pedras ( Emissoras e Receptoras )  ( parte II )
- A Limpeza Energética das Pedras  ( parte III )
- As Pedras Falam! ( parte  IV )
Mas então... Vamos ao que importa nesse texto.

A divinação é um processo mágico que utiliza diversos instrumentos para prever o futuro. O uso das cartas do Tarô é uma dessas formas, assim como observar as nuvens do céu ou os desenhos formados pelas folhas de chá no fundo de uma xícara. Para aqueles de nós que são incapazes de ser sensitivos conscientemente quando há necessidade, a adivinhação é o melhor que existe. Enquanto estamos fazendo magia, focalizamos nossa mente consciente nos símbolos apresentados e deixamos que eles contatem nossa mente sensitiva.
Os símbolos - moedas, runas, gotas de chuva na vidraça - são simplesmente chaves para abrir nossa percepção extra-sensorial.


Há milhares de formas de predição e ela tem sido praticada em todas as culturas ao longo da História. Às vezes, esses rituais eram feitos por indivíduos, outras por sacerdotisas, sacerdotes ou xamãs. A busca do conhecimento de possíveis eventos futuros encontra-se bem viva ainda hoje. Eu disse "possíveis eventos futuros" porque nada está gravado na rocha. O futuro não foi mapeado, nossas vidas não se desenrolam de acordo com um plano divino.

Nós criamos nosso futuro a cada segundo de cada dia e nossas vidas são conseqüência de nossas decisões. Assim como determinamos nosso futuro, se deixarmos, outras pessoas podem influenciar nossas vidas
também. As forças universais fluem e refluem, acrescentando sua energia à forma do amanhã. Os fatores que influenciam isso tudo são incompreensíveis. Felizmente, não temos de entender esses processos para obter um vislumbre do futuro. Tudo que precisamos é escolher os instrumentos e usá-los em rituais para contatar a sensitividade que existe em todos nós.

A predição com pedras é uma excelente forma dessa arte antiga. Quando você necessitar de orientação quanto a uma decisão importante, procure ajuda nas pedras. Se for dominado pelo medo quando pensa a respeito de algo que vai acontecer, procure-as. Se não tiver certeza de que o ritual mágico que deseja fazer é o correto para sua meta, utilize a adivinhação com pedras para concentrar-se melhor. Claro que a divinação pode facilmente se tornar uma muleta. O homem ou mulher que não sai de casa sem consultar um sensitivo já é um clichê, apesar de freqüentemente verdadeiro.

A adivinhação não constitui orientação divina ou uma exigência da vida diária, é um instrumento que usamos quando necessário e, depois, deixamos de lado. Ela pode nos ajudar a tomar decisões, acautelar-nos sobre possíveis perigos ou males e dar-nos uma nova perspectiva do problema. Pode ser emocionante fazer uma divinação, mas nunca "só para se divertir" ou para espantar o tédio.

Como a magia, ela é usada quando necessária. Muitos dos sistemas de divinação contêm algum tipo do elemento "acaso". Isso determina os instrumentos - no caso aqui, pedras - que existem para nos auxiliar a revelar os segredos do amanhã. Pegando-se uma pedra qualquer da bolsinha, embaralhando-se as cartas do Tarô, jogando-se as varetas ou as moedas do I Ching introduz-se o acaso na adivinhação. De certo modo, nós permitimos que o universo (a natureza, a Divindade) determine qual pedra ou carta é mais adequada para nos ajudar em nossa jornada. Outras formas de adivinhação baseiam-se numa comunicação mais direta com a mente subconsciente.


O pêndulo, por exemplo, é um instrumento que é posto para funcionar por minúsculos movimentos do braço e da mão que o segura. Esses movimentos são causados pela mente sensitiva e interpretados para se obter respostas.
Alguns tipos de adivinhação utilizam os dois sistemas. Se você consegue ser sensitivo quando quer, não vai precisar de adivinhação. Caso contrário, pode querer começar a trabalhar com um dos sistemas delineados nesse capítulo. Se assim for, lembre-se de algumas coisas: Pode levar algumas sessões até que você consiga trabalhar com a divinação, aproximando-se do estado mental adequado e usando os símbolos apresentados a você para revelar sua percepção extra-sensorial.

O futuro não é predeterminado. Se vir algo que o preocupa, mude-o por meio da magia! Se um quadro irracionalmente róseo lhe é apresentado, pergunte se não está introduzindo seu desejo na leitura. Será que estou usando o sistema adequadamente? Esse sistema é correto para mim?
Se comunica com minha mente sensitiva? A previsão é feita porque necessária. Se uma conversa honesta, alguns telefonemas ou cartas, ou uns momentos de concentração podem esclarecer as questões, faça isso antes. Se não, trabalhe com suas pedras.

Cristalomancia 

Cristalomancia - concentrar-se ou contemplar uma superfície brilhante, luminosa ou com reflexos. A forma mais conhecida de divinação é com as pedras. Aquelas com reflexos, bem polidas, têm sido usadas há milênios para desenvolver a sensitividade. Muita gente já ouviu falar da "bola de cristal". Esse instrumento mágico é simplesmente uma esfera de cristal de quartzo. Quando grande e cristalina, pode custar caro, mas as menores, com alguns centímetros de diâmetro, estão à venda por valores acessíveis.

As esferas de quartzo de quinze centímetros de diâmetro vistas nos filmes são de vidro ou plástico. As
verdadeiras são raras, caras e, felizmente, desnecessárias. O quartzo não é a única pedra usada na cristalomancia. Há muitas outras. Pedaços achatados e quadrados de obsidiana eram preferidos no México antigo, e esferas ou pedras ovais de berilo durante a Renascença, mas a bola de cristal capturou a imaginação popular há muito tempo. Esse é uma guia para aqueles interessados em cristalomancia com bolas de cristal de quartzo. Lembre-se de que é apenas um guia.

Como tudo em magia, faça o que a sua intuição mandar. Depois que comprar sua bola de cristal, lave-a com água. Seque-a e embrulhe-a com um pano preto, amarelo ou branco. Tradicionalmente, as esferas usadas em cristalomancia nunca ficam expostas ao sol, pois acha-se que sua capacidade de contatar a mente sensitiva pode ser prejudicada. Talvez isso ocorra se você assim acreditar.

Todavia, o luar é usado para purificar as bolas de cristal. A Lua Cheia é o ideal para limpar e "energizar" um cristal com seu objetivo mágico - nesse caso, a leitura da bola de cristal. Leve a esfera embrulhada para fora de casa, descubra-a e levante-a em direção à Lua com ambas as mãos. Sinta sua luz fresca e envolvente e por meio da visualização, enxergue os raios inundando o cristal, sintonizando-o com sua energia. Então veja-se lendo a bola de cristal com sucesso. Depois de alguns momentos, embrulhe-a de novo. Está pronto.

Quanto à leitura em si, eis algumas dicas: É melhor fazê-lo à noite. Certamente tem a ver com o simbolismo: a noite rege a mente sensitiva. Também há menos probabilidade de interrupções. Encontre um local sossegado. Sente-se confortavelmente. Coloque o cristal num apoio sobre a mesa ou segure-o com as mãos. A luz de velas é útil para a leitura. Embora alguns afirmem que o reflexo das chamas no cristal atrapalhem, outros acham que ajudam na concentração.

Experimente para ver o que acontece com você. Pode colocar velas brancas ou amarelas atrás de você, depois mudá-las para os lados e, enfim, ao redor da bola de cristal. Uma vez que você, o cristal e as velas estejam prontos, relaxe.

Respire profundamente por alguns momentos com os olhos fechados. Esqueça-se das preocupações do dia, das pressões, dos problemas. Relaxe seu corpo e sua mente. Abra os olhos e segure o cristal nas mãos até que fique aquecido. Alguns magos afirmam que as pedras não funcionam se isso não for feito. Conforme suas mãos aquecem a pedra, seu corpo está liberando poder para ela. Visualize sua área de pesquisa durante esse processo.

Agora, reponha a pedra no apoio, ou continue segurando-a, como se sentir melhor. Continue a relaxar e examine o cristal. Não fixe o olhar em suas profundezas sem piscar, mas apenas fite-o atentamente. Pisque, se quiser. Você precisa estar calmo e relaxado durante a leitura.

O cristal é o símbolo da sensitividade, da Água (o elemento psíquico), de sua necessidade de adivinhar o futuro. Tenha isso em mente enquanto fita a bola. Se a operação der certo, você contatará sua mente sensitiva e haverá comunicação entre ela e sua percepção consciente. Será que você vai ver figuras?
Provavelmente não, o cristal não é uma tela de cinema.

Você pode ver filetes de fumaça rodopiando dentro da bola, isso é comum. Mas poucos conseguem ver imagens dentro dela. Se as vir, será em sua mente. As imagens vistas durante a leitura são muitas vezes simbólicas e não constituem filmes psíquicos com as notícias de eventos futuros. Interprete o simbolismo da melhor forma que puder. Se não vir figuras, podem surgir pensamentos espontâneos em sua mente. Palavras, frases ou sentenças completas "pipocam", provindos de sua mente sensitiva.

Qualquer coisa que veja ou pense - imagens dentro da bola ou em sua mente, palavras ou frases - tente relacioná-las à pergunta ou sua área de pesquisa. Palavras são bastante simples. Pense nelas. Significam alguma coisa para você? São ambíguas ou diretas?
Símbolos são mais difíceis. Por exemplo, se estiver perguntando se seria positivo mudar-se para uma nova casa e você vir imagens de morcegos voando sobre cobras enrodilhadas, interprete esses símbolos. Para alguns, as cobras estão relacionadas à sabedoria e os morcegos à sorte. Para uma pessoa assim, a mudança pareceria favorável.

Todavia, se você tem medo de cobras e acha os morcegos nojentos, seus símbolos estão sugerindo o oposto. Viu como funciona? Os símbolos são a linguagem da mente subconsciente e, embora falemos a mesma linguagem, usamos dialetos diferentes. Assim, a mente sensitiva usa uma linguagem pessoal que pode não significar nada para os outros. Se não puder encontrar ou comprar uma bola de cristal, ou se não deseja usar uma, há vários outros métodos de divinação com pedras.

Qualquer pedra com reflexos naturais, a maioria dos cristais, e aquelas que parecem possuir um movimento interno, podem ser usadas como "espelhos da mente sensitiva". Essas últimas incluem o olho-de-gato de crisoberilo, a pedra-da-lua, a pedra-do-sol, o olho-de-tigre, o rubi astérico, a opala e muitas outras. Leve a pedra para a luz do sol ou luar, ou segure-a próximo a uma vela.
 Aquiete sua mente consciente. Mova a pedra vagarosamente nas mãos enquanto visualiza sua área de pesquisa. Faça isso durante vários minutos.

Não deseje nada, simplesmente espere até que movimentos estranhos na pedra e movimentos "hipnóticos de suas mãos rompam o domínio de sua mente consciente sobre a mente sensitiva. De novo, interprete os símbolos que vir.

Adivinhação com 50 pedras

 Essa é uma forma inteiramente diferente de cristalomancia. Embora eu quisesse muito ter 50 esmeraldas para usar no ritual, o tipo de pedra usado não é importante. Se for possível financeiramente, escolha pedras que induzem à sensitividade como ametista, água-marinha, citrino, cristal de quartzo, pedra-da-lua, combinando-as como quiser.

Ou use o que tiver. Já que o Universo (acaso, Deusa, Ser ou Deus) providenciará a resposta para sua pergunta, não há símbolos a serem interpretados. Sim, essa adivinhação é limitada e pode não ser levada a sério, mas é capaz de lhe dar as respostas que precisa. Encha uma sacolinha ou caixa com 50 pedras mais ou menos do mesmo tamanho. Pense em sua pergunta e retire um punhado delas.
Coloque-as numa superfície plana à sua frente e conte quantas pedras escolheu ao acaso. Números ímpares indicam condições favoráveis, uma resposta afirmativa, sucesso. Números pares predizem o inverso.

Adivinhação com o arco-íris de pedras

Essa divinação usa as cores das pedras para dar pistas quanto ao futuro. Você vai precisar de sete pedras, uma de cada cor, todas mais ou menos do mesmo tamanho e forma. Ponha-as numa sacolinha de tecido macio e, quando precisar de orientação, escolha uma pedra ao acaso. Ela pode responder as suas perguntas. Se não, tire outra e "leia" ou interprete-as juntas. Eis uma lista de pedras recomendadas, com sugestões de significados.

Lembre-se, todavia de que são associações com cores já aceitas e que podem não significar nada para você. Se for assim, descubra as suas ou corrija as minhas.
VERMELHO: rubi, jaspe vermelho, ágata vermelha, rodonita, turmalina vermelha, granada. Simboliza raiva ou outras emoções destrutivas, nascimento, mudança, sexo, paixão, finais, energia, confrontação.

ROSA: turmalina rosa, quartzo rosa, calcita rosa, rodocrosita, kunzita. Simboliza amor, amizade, paz, alegria, relacionamentos, família, intercâmbio.

LARANJA: cornalina, âmbar, citrino, olho-de-tigre. Simboliza iluminação, poder pessoal, energia, crescimento.

AMARELO: turmalina amarela, topázio, fluorita amarela. Simboliza proteção, comunicação, viagem, movimento, troca.

VERDE: jade, peridoto, olivina, aventurina, esmeralda, turmalina verde. Simboliza crescimento, dinheiro, alinhamento com a terra, saúde, fertilidade, negócios, transações.

AZUL: celestita, água-marinha, sodalita, quartzo azul, turmalina azul, turquesa, safira. Simboliza paz, sono, cura, purificação, emoções, subconsciente.

VIOLETA: sugilita, lepidolita, ametista. Simboliza espiritualidade, evolução, misticismo, expansão, reencarnação.
Como você interpreta essas pedras? Vou dar-lhe um exemplo. Digamos que eu esteja querendo saber por que ando tão deprimido ultimamente. Estou assim há semanas e não consigo descobrir a razão. Aquieto minha mente e retiro uma pedra de minha bolsinha. Saiu uma pedra verde. A primeira coisa que me vem à cabeça é dinheiro.

Quero mais informações. Retiro uma pedra vermelha. "Energia", penso. Dinheiro e energia. Mas eu perguntei sobre depressão. Será que andei deprimido esse tempo todo porque não estou ganhando dinheiro suficiente? Não, não é isso. Será que não pus energia suficiente (trabalhei) para ganhar dinheiro? Talvez. Analiso a hipótese e me parece correta. Encontrei uma possível razão para minha depressão. E agora, o que faço?

Uso a magia para mudar meu estado. Transformo negativo em positivo. Trabalhar mais vai ajudar, mas usar a magia ainda mais. Posso carregar ou usar uma pedra vermelha e outra verde para me estimular no que estou fazendo. Entendeu? Não é sempre tão simples, mas tente. Trabalhe com esse sistema ou qualquer outro para receber grandes dádivas.

Esta série de textos foi retirada do livro Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais, do autor Scott Cunningham.

2 comentários: