sexta-feira, 4 de abril de 2014

Saber, Querer, Ousar e Calar - Os quatro pilares da Magia


"Para chegar-se ao Sanctum Regnum, isto é, à ciência e ao poder dos magos, quatro coisas são indispensáveis: uma inteligência esclarecida pelo estudo, uma audácia que nada faz parar, uma vontade que nada quebra e uma discrição que nada pode corromper ou embebedar.

Saber, Ousar, Querer e Calar - eis os quatro verbos do mago que estão escritos nas quatro formas simbólicas da esfinge. Estes quatro verbos podem combinar-se mutuamente de quatro modos e se explicam quatro vezes uns pelos outros."
-Eliphas Levi, Dogma e Ritual de Alta Magia.


Em magia fala-se muito no termo " Saber, querer, ousar, calar " ( há algumas 'ramificações' da frase, mas particularmente, acho esta a correta). Sabe-se que ele tem um motivo para existir, é nesta máxima que se encontra o
fundamento primordial da magia, e é com elas que geralmente segue-se na Senda.
Estes termos saber, querer, ousar, calar referem-se não há algo comum, mas em como agir quando trabalhamos magicamente, ao meu ver, de todas as ' regras ' existentes no mundo mágicko, esta está entre as mais coerentes.

O SABER mágico é preciso e imprescindível antes de realizarmos qualquer trabalho esotérico. Não apenas o saber sobre o que se está fazendo, mas também o saber sobre si mesmo, sobre seu microcosmo. Esse SABER abrange não só o que diz respeito ao trabalho mágico que você está prestes a realizar em magia,
mas também avisa para saber o que acontece com você, pois o 'saber interior' é muio importante e, com certeza, irá interferir em qualquer prática que faça. Realizar algum procedimento mágico sem ter NENHUM conhecimento é muito perigoso e pode trazer resultados não desejados.

Existem também pessoas que recebem insights de ritos, etc e não gostam muito de verificar se aquilo que ''veio'' tem fundamento ou não, mas devemos lembrar que nem todas as intuições que temos vem de alguma fonte ''boa''. Imagina se você está lá de boa no sofá e intui que deve se cortar e oferecer seu sangue à Lua e só depois descobre que não era Selene que falava e sim um demônio... 


Então, por via das dúvidas, o melhor mesmo é procurar ir saber, a não ser que você tenha certeza de que seguir aquela intuição será benéfico. Saber também O QUE você quer, porquê você quer, quais são seus motivos, medir e avaliar estes motivos, ver também se vai interferir na vida de alguém, enfim, você deve, antes de qualquer coisa, buscar o SABER.


O QUERER é muito mais pessoal. Não adiante saber o feitiço para ganhar na megasena se você não estiver disposto a fazer tooooodo aquele ritual, se você não querer. O querer é algo também muito importante porquê mexe muito com nosso self. 

Acreditar é um dos obstáculos que enfrentamos quando se fala em querer. Se eu sei de algo, porém não acredito que aquilo que estou a fazer funcionará, o trabalho não funcionará. É como eu procurar peixe no deserto, não tem como. 
É por isso que a verdadeira vontade é tão difícil de se achar, porque falta o querer que aconteça, a crença em nós mesmos e nas energias com as quais estamos lidando; se na hora do ritual eu acredito, por um segundo que aquilo é idiotice ou que só estou a perder tempo, aquele pensamento irá interferir no sucesso da prática e você não obterá êxito. 

Não basta nada saber, não basta nada ter , como citei n'outro texto, mil acessórios mirabolantes de magia, mas não ter o querer trabalhado, não conseguir impor sua vontade verdadeira.

OUSAR é um desafio também de grande porte. Ousadia não é impulso, a diferença é que ousar é ter atitude, mas uma atitude sábia, no caso você domina todo o tema, você domina o saber e também domina o querer então o próximo passo é ousar, é ter coragem, impulso é fazer algo sem pensar, mas o ousar, pelo contrário, é uma ação pensada. 

Se sabermos, querermos e não ousarmos não adianta de nada, vamos ficar cheios de conhecimentos, cheios de vontade ( não desejo ) e não vamos ousar, não vamos colocar estes conhecimentos em prática, não vai
adiantar de nada! Ao ousar colocamos a figura d'O Mago em ação, nos tornamos Caím, nos tornamos pessoas de ação, ao colocar nossos conhecimentos e vontade em prática, conseguimos notar se estamos acertando/errado e o porquê disto. Só na prática é que melhoramos, só na ousadia de tentar é que conseguimos evoluir.

A ousadia também entra em testar seus conhecimentos e inovar, fazer o desconhecido, ousar fazer algo que ninguém nunca tentou com seu conhecimento e sua vontade. É quando mudamos a percepção de mundo que temos, é quando ousamos fazer um ritual novo, é quando ousamos mudar nosso estilo de vida, é fazer acontecer!

O Calar... Na minha ( humilde) opinião, esse, é o mais importante dos termos supracitados. Esse calar não é o calar de ficar calado, com raiva ou triste, esse calar é o calar espiritual e também fala muito ao nosso interior. É quando ouvimos uma opinião diferente da nossa, mas nos calamos por sabermos que não é preciso intrometer-se e discutir. É quando alguém nos xinga e ficamos calados por saber que aquelas palavras só afetam a quem as pronunciou. 

É quando nos calamos frente a uma situação em que é preciso pensar e autoanalisarmos-nos. Mas este calar também não foge de forma alguma do contexto de trabalhos mágicos. Muitas pessoas me questionam sobre o por quê de muitas ordens fazerem tanto segredo em relação a suas práticas e seus encontros e parece que nunca questionaram o contrário: Porquê tornar público?

A Magicka/ Magia é a ciência mais sagrada que existe, é o conhecer do Todo e se você quiser dominar esta ciência, que busque. O silêncio das ordens em relação às práticas é por motivo de seleção. Ou ninguém saberia do conteúdo. Mas muitos 'escolhidos' sabem. Lembremos: Ocultismo (da palavra em latim occultus: "clandestino, escondido, secreto"). A magia é a ciência dos escolhidos, até mesmo quem entra passa por ditos 'testes'. Mas não fujamos ao tema.

Calar também é importante nas práticas feitas por nós justamente por ser tão sagrado. Do que adianta andar com um pingente gigantesco de pentagrama dizendo a todos que você é a reencarnação de Tutancâmon? Você vai crescer com isso? Vai evoluir ( como diz-se ser o intuito de magia) ? Pense bem. Do que adianta?

Muito melhor fazer suas práticas solitariamente ( ou em grupo) sem que ninguém saiba. Isso é o calar. Isso fará com que você não seja apontado na rua, não sofra com sua escolha e, ainda assim, continue evoluindo, aí entra também o DOMÍNIO SOBRE A SOMBRA, SOBRE O EGO.

Nada tenho contra aquelas pessoas que falam em meios de comunicação sobre a Arte e esclarecem algumas coisas. Não tenho mesmo, até acho que seja necessário desmistificar um pouco nosso mundo. Mas algumas coisas devem manter-se em silêncio, pois não são todos que estão aptos a carregar tal conhecimento.

Ficar fazendo fofocas a todo mundo sobre os trabalhos mágicos que você realizou só faz sua prática ficar mais mundana ( o mesmo serve contar a qualquer pessoa que você faz parte de tal ordem, a menos que seja preciso) , menos sagrada. Isso só piora seu trabalho na Senda. Só por ficar falando sempre sobre suas práticas com todos, ela perde a essência de oculta e divina e , a menos que esse seja seu objetivo, ela quase sempre falhará.

Também podemos pensar que a palavra em si é importante e tem seu poder. Falar e falar tudo que vem a cabeça foge um pouco da prática mágica porquê sabemos o poder deste ato: falar. Então selecionar o que se fala também entra nesta parte. Se nossa fala não é respeitada aqui, não será em nenhum outro mundo. Então só fale quando o que for falar for de proveito, selecione seu vocabulário, não fale palavras ruins e passe um tempo calado, pois quando você for falar, todos, não importando a dimensão, vão prestar atenção.

Vejamos agora a relação destes preceitos.

Não há CALAR sem o OUSAR.
Não há OUSAR sem o QUERER.
Não há QUERER sem o SABER.


Um não anda separado do outro, estão interligados e seguir esta máxima é algo muito bom quando se fala em prática mágica. Obviamente que este texto pode ser desconsiderado ou entendido de outra forma, mas cabe apenas a você analisar. Afinal, se não tivesse nexo, esta frase não seria tão falada não é?

É isso pessoal. Que a Grande Alva os abençoem.


13 comentários:

  1. Respostas
    1. Saber Querer Ousar e Calar...Quem Sabe quer; quem Quer, ousa; quem Ousa, cala...Calar só quando não se tem por tarefa revelar, a qualquer preço, o que a muitos ainda falta.

      Excluir
  2. Concordo plenamente. Somos parte do Universo. Se Deus nos fez sua Imagem e Semelhança, nós herdamos DELE parte de Seus Mistérios. Há isso dá se o nome: MISTERIOS DA ALMA. E para termos acesso a esses mistérios dentro de nós, devemos conhecermos a nós mesmo. Há muitos anos em uma época remota foi encontrada nos portais de Éfeso a frase "Homem, conheça te a ti mesmo e conhecer as o Universo"

    ResponderExcluir
  3. Igor muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Eu assim como você tenho essa curiosidade e gosto muito deste mundo mistico/esotérico rs conhecimento é um poder sem limites!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Conhecimento é um bem que ninguém tira da gente! Obrigado pela partilha!
      Paz e Luz!

      Excluir
  4. Boa tarde, sou um zelador de Orisà (cultura afro brasileira), achei magnifico esse texto. Parabéns.

    ResponderExcluir