quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Estado de Transe - Alfa, Indução ao Transe e Rememoração do Sonho - Parte III (Final)

 Para uma melhor compreensão deste texto, recomenda-se que leia antes as partes I e II (PARTE I - PARTE II).

  A redução sensorial foi investigada em uma pesquisa descrita por Robert Ornstein em The PSychology of Consciousness. Quando sujeitos fitavam uma imagem fiz, depois de um certo tempo ela parecia desaparecer. Simultaneamente, ondas alfa eram registradas em seus eletroencefalogramas.

O ritmo alfa tem sido apresentado como característico da meditação e relaxamento profundo. Ornstein conclui que "uma consequência da maneira em que o nosso sistema nervoso central está estruturado parece, ser que, se a percepção é restrita a uma fonte imutável de estimulação, segue-se um 'desligamento' da consciência do universo externo.
 
    As instruções habituais para a meditação concentrada enfatizam isto." Pouco se conhece a respeito da neurofisiologia da percepção. Mas, as antigas técnicas de transe e contemplação de cristais sempre envolviam a redução da percepção sensorial, com frequência para uma fonte imutável de estimulação: a chama de uma vela, uma bola de cristal, um espelho negro, uma tigela escura com água ou uma espada brilhante.



    O ritmo, independentemente de ser experimentado em movimento, canção, bater de tambores, cântico ou métrica poética, induz, também, a um estado de percepção aumentada. Religiões afro-americanas dependem grandemente das danças e tambores rítmicos para induzir o estado de transe no qual os cultuadores tornam-se "montados" ou possuídos pelos orixás, os Deuses e Deusas. O ritmo métrico da poesia, segundo Robert Graves, induz ao transe de aguçada sensibilidade. Na tradição da Arte, acreditava-se que certos ritmos poderiam induzir a estados emocionais específicos.

    Tamborileiros acompanhavam, originalmente, os exércitos porque seus ritmos faziam com que os homens lutassem loucamente. (Esse segredo, pelo que sei, foi perdido por ambos, militares e covens de bruxas, somente para ser redescoberto pelos produtores de música para discoteca.) Induções de transe faladas são sempre suaves, monótonas e rítmicas.

    O tédio pode também provocar o transe, conforme gerações de crianças em idade escolar descobriram através de seus devaneios. Quando não somos estimulados sensorial, emocional ou mentalmente, a percepção volta-se para outro lugar. A repetição é importante na indução do transe; ele cria um estado de segurança e familiaridade. A mente 'desliga-se' do estímulo repetido e 'sintoniza-se em outro canal.
    O estado de transe é mais facilmente aprendido em grupo, com a ajuda de outros. Mais adiante é fácil usar os mesmo exercícios sozinho. Apresentarei os próximos exercícios como se um líder estivesse falando para um grupo. Um círculo deve ser organizado antes dos exercícios e as advertências devem ser repetidas depois que todos estiverem relaxados.

 
    Exercícios

> Advertências
    - Você está prestes a ingressar em um estado mental muito profundo e muito confortável onde estará perfeitamente seguro e perfeitamente protegido.
    - Você estará consciente de qualquer perigo no mundo exterior e despertará de imediato, perfeitamente alerta e capaz de reagir e funcionar.
    - Você permanecerá lúcido e consciente todo o tempo, capaz de concentrar-se completamente.
    - Você se recordará de tudo o que experimentar.
    - A qualquer momento que precisar ou desejar, poderá despertar total e completamente.
    - Quando despertar, você se sentirá revigorado, renovado e cheio de energia.


> Arco - íris - Indução ao Transe
 (Comece com um exercício de seu agrado para ficar completamente relaxado e confortável - Há um texto no blog sobre - CLIQUE AQUI.)

    - Respire profundamente - você estará flutuando para baixo... para baixo... em uma bela nuvem vermelha, todo o seu corpo é vermelho - enquanto você segue solto e flutuando... balançando suavemente... cada vez mais fundo... mais fundo... para baixo...
(repita o processo, depois da vermelha, com uma nuvem de cor: alaranjada, amarela, verde, azul e violeta.)

    - Aterrize muito suavemente... muito
calmamente... no centro de uma pérola branca e redonda. Veja-a brilhando, calmamente, suavemente...
    - Agora vire-se e fique de frente para o leste...
    E para o sul...
    E para o oeste...
    E agora para o norte.
    - Abra todos os seus sentidos interiores.

    O primeiro exercício de transe é para criar um local de poder interno, um espaço seguro que serve como a "base para todas as viagens de transe. Após a indução, continue:


> O Local de Poder
    - Em breve, você ingresserá em um novo espaço, um local onde estará completamente seguro e protegido, onde mantém o controle e o contato com suas fontes mais profundas de força. Pode ser ao ar livre ou do lado de dentro; ele pode conter qualquer coisa ou pessoa que você queira. Ele é completamente seu. Onde quer que esteja, em qualquer estado de consciência que possa estar, você pode voltar para o seu local de poder, simplesmente visualizando-o.
 
    - Agora, vire-se e fique de frente para a direção que for a mais confortável para você. Na parede da pérola, desenhe um pentagrama de invocação. Se quiser, pode usar um símbolo seu, que será a chave secreta para o local de poder. Veja o símbolo brilhar com chama azul-escuro. Respire profundamente - aspire - expire. Veja a parede se abrindo e entre para o seu local de poder.

    - Você se encontra em seu local de poder. Vire-se e fique de frente para o leste. Preste atenção ao que vê, ouve, sente e percebe. (Pausa.)
    - Vire-se e fique de frente para o sul. Preste atenção ao que você vê, ouve, sente e percebe. (Pausa.)
    - Vire-se e fique de frente para o oeste. Preste atenção ao que você vê, ouve, sente e percebe. (Pausa.)
    - Vire-se e fique de frente para o norte. Preste atenção ao que você vê, ouve, sente e percebe. (Pausa.)
 
    - Agora, vire-se e fique de frente para o leste e diga adeus. (Pausa.)
    - Vire-se e fique de frente para o sul e diga adeus. (Pausa.)
    - Vire-se e fique de frente para o oeste e diga adeus. (Pausa.)
    - Vire-se e fique de frente para o norte e diga adeus. (Pausa.)
    - Agora, procure seu simbolo. Veja-o brilhando. Veja-o se abrindo. Respire profundamente - aspire - expire - e ande de volta para a pérola.
   
    Sair de um transe é tão importante quando entrar. Disponha de tempo para emergir lenta e suavemente, revertendo cada processo da indução. Ficar de frente para as direções é importante, pois você é forçado a orientar-se no espaço interno, a estar nos cenários , não simplesmente vê-los, como no cinema. Isso também reforça o círculo protetor, e a repetição a cada transe, reforça a profundidade do estado.


> O Arco-íris - Emersão do Transe
    - Na pérola, prepare-se para despertar. Quando acordar, você se sentirá revigorado, alerta, renovado e cheio de energia. Você se recordará de tudo que experimentou. Agora, vire-se e fique de frente para o leste... depois para o sul... depois para o oeste... depois para o norte. Respire profundamente... aspire... expire...
  
  - Você está flutuando para cima... para cima... em uma vela nuvem violeta e todo o seu corpo é violeta enquanto você flutua suavemente para cima...
    - Numa bela nuvem azul... para cima... para cima... todo o seu corpo é azul e você está começando a despertar suavemente e flutua suavemente para cima...
    – Numa bela nuvem verde… todo o seu corpo é verde… enquanto você flutua suavemente… para cima… para cima…
    – Numa bela nuvem amarela… cada vez mais acordado… todo o seu corpo é amarelo… enquanto você flutua suavemente… para cima… para cima…
    – Numa bela nuvem alaranjada… cheio de energia e vitalidade… todo seu corpo é alaranjado… enquanto você flutua para cima suavemente…
    – Numa bela nuvem vermelha… quase inteiramente acordado agora… e todo o seu corpo é vermelho enquanto você flutua suavemente… lembrando-se de tudo…
    – E, num instante, você contará até três e despertará totalmente e voltará a si sentindo-se revigorado, renovado e cheio de energia… respire profundamente… aspire… e expire… um… dois… três…
    – Abra seus olhos e acorde.

Ocasionalmente, médiuns não saem do transe. Não há motivo para se alarmar; simplesmente significa que passaram do transe para o sono. Desperte-os delicadamente, tocando-os ou chamando-os por seus nomes.

> Transe do Sonho
    Organize o círculo, entre em transe e oriente-se em seu local de poder. Fique de frente para a direção na qual sinta-se mais confortável. Você vê um novo caminho, um caminho secreto e tortuoso que conduz a um rio. Vá até ele.
    Percorra-o. Olhe ao redor, prestando atenção ao que vê, ouve, sente e percebe ao longo do caminho. Pare à beira do rio. Do outro lado está o reino dos sonhos. Quando penetrar nele, poderá explorar ou mudar seus sonhos ao bel-prazer. Enfrentará e poderá derrotar os inimigos; aprenderá com os amigos. Agora, imagine o sonho em que deseja penetrar e veja a sua paisagem se formar do outro lado do rio. Respire profundamente, novamente. Inspire.

    Ao expirar, atravesse o rio. Sinta a água fria em seus pés e repare em seus movimentos e brilho. Respire profundamente, novamente. Inspire. Ao expirar, alcance a outra marem, para dentro do reino dos sonhos. Expire. Sinta novamente o chão firme sob seus pés.
    Você se encontra, agora, no reino dos sonhos. Leve o tempo que for necessário para a sua exploração, para mudar e descobrir seus sonhos. Agora, prepare-se para deixar o reino dos sonhos. Despeça-se de quaisquer seres que tenha encontrado e complete a sua exploração.

   Volte para o rio. Novamente, respirando profundamente três vezes e dando três passos, atravesse o rio. Entre, ande por ele e saia do outro lado. Sinta as pedras sob seus pés; ouça e veja a água. Siga o caminho de volta para o seu local de poder. Despeça-se das quatro direções e saia do transe.

Vale salientar que estas são apenas sugestões, mesmo que o texto defina bem o que ocorre e a definição do transe, todos estão livres para criar suas próprias técnicas e viver suas próprias experiências.

Até mais pessoal. E que a Grande Alva os abençoem.
* A série de textos foi retirada do livro A Dança Cósmica das Feiticeiras da autora Starhawk (com algumas alterações), lá encontrarão mais exercícios sobre o transe e outros mais variados assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário